A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está em processo de consulta à comunidade acadêmica para definir a próxima gestão da instituição, que atuará entre os anos de 2026 e 2029. A votação ocorrerá no dia 25 de junho de 2025, de forma online, pela plataforma Helios Voting.
Nesta edição, duas chapas concorrem à Reitoria:
- Chapa 1 – Felipe Müller e Alessandro Dal’Col
- Chapa 2 – Martha Adaime e Tiago Marchesan
O processo eleitoral teve início em 11 de abril, com a criação da Comissão Eleitoral pelo Conselho Universitário. Desde então, a comunidade da UFSM tem sido convocada a participar ativamente da escolha da gestão que mais se alinha aos seus interesses e expectativas.
Quem pode votar?
Estão aptos a participar da consulta:
- Docentes
- Técnico-administrativos em educação
- Estudantes regularmente matriculados em 2025 nos níveis médio, técnico, graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado
- Servidores aposentados
Caso o eleitor pertença a mais de um desses segmentos, poderá votar apenas uma vez.
A consulta é direta, facultativa e paritária — isso significa que:
- Cada eleitor vota diretamente em uma das chapas
- O voto não é obrigatório
- O peso dos votos é igual para os três segmentos (1/3 para cada: docentes, técnicos e estudantes)
Como será a votação?
A votação acontecerá das 7h às 22h do dia 25 de junho, pelo sistema Helios Voting. O acesso estará disponível no site da UFSM e na página da Comissão Especial. Essa plataforma já é utilizada oficialmente em eleições institucionais desde 2021.
Para familiarizar a comunidade com o sistema, foi realizada uma votação-teste até o dia 20 de junho. Além disso, no dia da eleição, o CPD disponibilizará computadores no Hall da Reitoria e da Antiga Reitoria para auxiliar quem tiver dificuldades de acesso.
Apuração e etapas seguintes
A apuração ocorrerá no mesmo dia, com abertura das urnas às 22h, na Sala dos Conselhos, com presença das chapas e da imprensa. O resultado deve ser divulgado por volta das 22h30.
Após o encerramento da consulta, o resultado será encaminhado ao Conselho Universitário, que formará uma comissão responsável pela elaboração da lista tríplice para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a). A lista será enviada ao Presidente da República, que nomeará o(a) novo(a) Reitor(a). A escolha do(a) Vice-Reitor(a) ocorrerá internamente, após a nomeação oficial.
Com a proximidade da votação, a UFSM vivencia um momento de debate, engajamento e decisão coletiva. O resultado definirá os rumos da universidade pelos próximos quatro anos.
Participe! Acesse a plataforma e vote em:
👉 https://helios.cpd.ufsm.br/
Confira o passo a passo, elaborado pela Chapa 1- UFSM + acolhedora, para a consulta pública amanhã:









A sua participação é fundamental para o futuro da UFSM. Não deixe de exercer seu direito e contribuir para a escolha da próxima gestão!